Como controlar a fome? Siga essas dicas!


Comer é uma condição essencial para a manutenção da vida, entretanto, distúrbios alimentares são bastante comum, principalmente relacionado ao excesso na alimentação que resulta no aumento do peso corporal. Por essa razão, muitas pessoas recorrem a dietas e regimes alimentares, mas sofrem para controlar a vontade de comer, o que torna mais difícil se alimentar corretamente. Por esse motivo fizemos esse artigo com dicas de como controlar a fome.



O que é a fome?


Fome é o nome dado à sensação fisiológica pela qual organismo percebe que precisa se alimentar para executar suas atividades necessárias à vida. É algo natural e essencial para o corpo.

Fome fisiológica x fome emocional


A fome fisiológica é a fome natural do organismo, ela surge e aumenta gradualmente. Esse tipo de fome passa assim que a pessoa se sente saciada, e após comer, tem uma sensação de prazer.

Já a fome emocional não está ligada com a necessidade fisiológica do corpo, mas sim com o estado mental da pessoa. Com esse tipo de fome, a pessoa não se sente saciada, mesmo com o estômago cheio, e após comer desencadeia sensações negativas, como a culpa. Geralmente é a fome emocional que leva as pessoas a comerem de forma descontrolada e ganharem peso.

Como controlar a fome


Para controlar a fome, principalmente a fome emocional, é preciso ter força de vontade e atitude. Sendo assim, confira abaixo o que fazer para controlar a vontade de comer.

·        Evite grandes intervalos de tempo sem comer nada.
·        Evite doces, trocando eles por frutas desidratadas ou bananas.
·        Escove os dentes quando acabar de comer, isso altera o sabor da comida e desestimula a comer de novo.
·        Evite seus gatilhos, se, por exemplo, você gosta muito de certo alimento que não é saudável, tente ficar longe dele ao máximo.
·        Beba água, pois ela ajuda a passar a vontade de comer.
·        Controle suas emoções.
·        Faça atividades que ajudem a encontrar outra forma de prazer, que não seja comida.
·        Durma bem.


Comentários

Postagens mais visitadas